Reescrevendo com coesão
É possível notar que os alunos do 6º, 7º e até alguns dos 8º anos não sabem escrever com coesão.
Simplesmente vão vomitando palavras no papel e pronto.
Para trabalhar essa questão, e fazê-los perceber na prática o que é coesão, criei os três textos abaixo a fim de que eles reescrevam de forma coesa, usando a pontuação de forma correta e os conectores, excluindo, assim, palavras desnecessárias.
1.
Nanica
era uma menina que gostava de passear no parque e seu pai amava levar Nanica
para passear no parque quando ela falava que não ia estudar o pai da Nanica
ficava muito triste porque ele achava que estudar é muito importante.
2.
Serginho
sonhava sempre em ser advogado e daí ele sempre falava isso para sua mãe que sua
mãe ficava muito emocionada quando Serginho falava que queria ser advogado e
ele não sabia muito bem o que um advogado faz mais Serginho queria muito ir
estudar para ser advogado.
3.
Mercury
é uma cachorrinha muito fofa que foi abandonada na rua junto com seu irmão Fred
que foi abandonado na rua e eles passaram frio fome e sede mas moravam na rua e
não tinham para onde ir porque eram abandonados por uma pessoa muito malvada
que não sabe o que é amar um animal e eles queriam muito alguém que tirasse
eles da rua aí aconteceu que a Juju passou por lá porque tinha que ir lá no
mercado porque lá no mercado ela então tinha que comprar pão aí ela passou pela
caixa que eles dormiam aí ela amou eles e levou eles para casa aí sua mãe ficou
muito feliz porque ela ama muito cachorros e ama muito Juju que ama muito
cachorros aí Fred e Mercury agora podem morar num lugar quentinho e comem e bebem
a água todo o dia.
P Profe Julie de Pádua
C Curitiba
r
Comentários
Postar um comentário