Exemplos de textos dissertativo-argumentativo
Abaixo estão divididos em introdução, desenvolvimento (argumentação) e conclusão. Estão divididos assim para melhor construção do conhecimento dos alunos. Esses textos foram retirados do site Banco de Redações UOL e fiz adaptações.
Como melhorar a
educação, sem valorizar o professor?
Introdução
O Brasil tem como lema o progresso, mas como progredir sem
educação? Em 2016 o governo investiu cerca de 5% do PIB na educação, porém é
impossível pensar em melhorias na educação sem levar em conta a situação
precária em que se encontram os professores, os quais são responsáveis pelo
processo educacional. Nesse sentido convém discutirmos as medidas a serem
tomadas a fim de solucionar o problema .
No Brasil, em uma
típica sala de cursinho pré-vestibular, é possível observar uma quantidade
expressiva de jovens interessados em cursar engenharia, direito, administração
etc. Se o curso for medicina então, o número triplica. Todavia, tem-se um
número quase nulo de aspirantes à carreira de professor. Tal fato representa e desvalorização vivido e enfrentado por inúmeros
professores.
De acordo com a uma
pesquisa da revista Exame de 2012, o Brasil é o 15º. país que mais investe em
educação. Porém, a qualidade do sistema educacional não ocupa melhores
posições, devido a um mal mau planejamento, levando a que leva à desvalorização
dos professores, motivos pelos quais motivo pelo qual o sistema pode não
funcionar tão bem.
Argumentação
Sabe-se que o professor é a peça-chave peça chave do processo
educacional e, para se alcançar alcançarem melhorias na educação educação, é
necessário a valorização deste profissional. Os alunos devem manter o respeito,
a a colaboração e a harmonia a fim de manter o ambiente propicio propício ao
ensino, já que deveria ser a parte mais interessada no processo. É importante
que haja conscientização, pois o papel que o educador exerce em suas vidas vai
além do desenvolvimento acadêmico.
Outrossim, são os governadores que que, além de criarem politicas
políticas de incentivo ao estudo, devem proporcionar segurança aos professores,
com o trabalho em conjunto com a polícia semanalmente dentro das escolas. Além
disso, oferecer aos educadores cursos de reciclagem, aprimoramento, psicólogos,
ambiente saudável e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Já com relação
ao salário, mantê-lo em dia, reajuste proporcional, piso, férias, incentivos.
Em um primeiro
momento, há uma inclinação natural em tentar atribuir esta essa diminuição de
prestígio experimentada pelos educadores aos baixíssimos salários por eles
recebidos. Todavia, verdade seja dita. Embora dito: embora exista uma evidente
supervalorização do status financeiros status e da remuneração que cada
profissão pode proporcionar, dizer que o declínio do apreço dos professores
está relacionado tão somente a aspectos pecuniários seria o mesmo que querer
cavar um buraco usando uma colher.
A falha desse
planejamento em garantir condições básicas de trabalho para os professores,
como segurança e salário adequado adequado, desestimula cada vez mais os
profissionais da área do magistério. Cria-se assim uma imagem negativa de
desvalorização.
Decorrente Em
decorrência dessa situação, menos profissionais se formam nessa área.
Atualmente, no país, a ausência falta de professores acarreta a má formação de
indivíduos dos estudantes, gerando complicações futuras o que provavelmente vai
trazer complicações num futuro não muito distante.
Conclusão
Diante do exposto, o Brasil necessita urgentemente melhorar a
situação dos professores que são peça-chave peças chaves do processo
educacional, pois só assim haverá resultados satisfatórios na educação do país.
O governo, alunos e pais pais, como parte integrante partes integrantes do
processo processo, precisam se conscientizarem e respeitarem conscientizar e
respeitar não só direito do professor, mas a dignidade da pessoa humana destes,
pois o papel que eles desempenham é importantíssimo não só para a educação mas
para o progresso do país.
Inúmeras melhorias
podem ser feitas nas escolas brasileiras, políticas públicas podem ser
implantadas, cartilhas reelaboradas, material de estudos incrementados. Porém
tudo isso será pouco eficaz se não houver investimentos diretos na figura do
professor, capacitando-o e o atualizando atualizando-o para que acompanhe as
novas demandas da sociedade, além de merecidas melhorias salariais. Fato é que
uma coisa é certa: não há como falar de educação, sem antes falar do professor.
Logo, a necessidade de
profissionais atuando na área professores é diretamente proporcional ao bom
desenvolvimento da educação, mas que só ocorre isso só pode ocorrer com
planejamento educacional organizado adequado.
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