OFICINA 05

Agora você vai escrever 5 acrósticos.


Acróstico é uma composição poética onde as letras iniciais, intermediárias ou finais formam palavras ou até mesmo frases.

Veja um exemplo de acróstico na canção de Roberto Carlos:

Acróstico

M ais que a minha própria vida
A lém do que eu sonhei pra mim
R aio de luz
I nspiração
A mor você é assim
R ima dos versos que eu canto
I menso amor que eu falo tanto
T udo pra mim
A mo você assim

M eu coração
E ternamente
U m dia eu te entreguei

A mo você
M ais do que tudo eu sei
O sol
R aiou pra mim quando eu te encontrei

Agora veja o poema que Ofélia Queirós dedicou a Fernando Pessoa:

Fazia bem em me dizer
E grata lhe ficaria
Razão porque em verso me dizia
Não ser o bom-bom para si...
A não ser que na pastelaria
Não lho queiram fornecer
D’outro motivo não vi
Ir tal leva-lo a crer.
Não sei mesmo o que pensar
Há fastio para o comer?
Ou não tem massa pr’o comprar?!

Peço porém me desculpe
Este incorrecto poema
Seja bom e não me culpe
Sou estúpida, e tenho pena
O Sr. é muito amável
Aturando esta... pequena...    ( Fonte  
http://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/acrostico.htm acessado dia 29.10.11 às 21h11)



VOCÊ VAI ESCREVER UM ACRÓSTICO PARA:

  • AMIGO OU AMIGA
  • ALGUÉM DA FAMÍLIA (PODENDO USAR O NOME DA PESSOA OU O QUE ELA É: PAI, MÃE, TIA...)
  • PROFESSOR (A)
  • ARTISTA, BANDA
  • SENTIMENTO (AMOR, AMIZADE, SOLIDÃO, ETC...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal