Etiqueta profissional

  • A adequação do traje de trabalho tem a ver com a atividade, com o local e horário em que será usado. Se não for um uniforme obrigatório, segue o que se recomenda para o traje em geral. Este não depende de luxo e nem precisa respeitar hierarquias. No trabalho, é considerado inadequado para mulheres roupas coladas no corpo, curtas, com decotes ou em tecidos transparentes ou brilhantes. Deve-se vestir com elegância e discrição.
Quanto a jóias e bijuterias no trabalho, é conveniente usar o mínimo em tamanho e quantidade. Brincos, colares e outros acessórios que sejam discretos.
Os sapatos devem ser confortáveis, melhor que sejam delicados e de salto médios, sempre limpos assim como a bolsa. Nada impede que se use um salto mais alto, desde que não interfira na postura e no equilíbrio para caminhar.
Para o homem valem recomendações bem parecidas. O uso do paletó e gravata é praticamente obrigatório em algumas empresas, também conforme o cargo do funcionário.
Se não for o caso de paletó e gravata, uma camisa e calça social ficam muito bem. No mais, esteja sempre bem vestido, lembrando que o sapato também conta bastante. Vale ressaltar que o uso do boné é sempre inadequado no ambiente de trabalho, salvo em locais mais descontraídos, como é o caso de empresas de publicidade e propaganda.
Os jeans podem ser usados, tendo em vista o local de trabalho, se é um ambiente mais descontraído nada impede desde que seja discreto, nada de jeans decorado ou rasgado.
Roupas limpas e passadas, sem manchas, rasgos ou falta de botões, é um mandamento básico.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal