Lucas (AM1) - Diversidade cultural -BA/CE/SE

BAHIA

Musica: Forró
O forró é um dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região do Nordeste do Brasil. A música de forró tem por base três instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

Axé Music
Considerado o mais baiano dos ritmos musicais contemporâneos, a música axé, axé music ou simplesmente nova música baiana, é, na verdade, uma grande mistura de elementos musicais, aparentemente distantes, como salsa, samba, reggae e rock, como definem seus criadores. O nome foi dado pelo jornalista e crítico de música, Hagamenon Brito, em 1987.

Samba
A história do samba está diretamente relacionada à história da formação cultural do povo baiano. Durante o período colonial, o samba foi enriquecido com palmas e instrumentos, como a viola, o violão, o triângulo, a cuíca e o pandeiro.


LITERATURA:
Mitos: lobisomem, caboclo d'água, caipora.


Jeito de ser:

O povo da Bahia é fruto da miscigenação do índio nativo, do europeu e do africano. Sao um povo mestiço de características singulares expressas na cultura e na religiosidade. O baiano é, por natureza e excelência, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro.

Costumes

As pessoas que moram nas regiões da Bahia tem hábitos regionais bem conhecidos na linguagem, os mais conhecidos são “mainha”e“painho”. Outro costume é a culinária baiana, mas não o tempo todo, ou em qualquer lugar, é mais comum em Salvador, mas mesmo assim fazem sucesso em todo Brasil, são as comidas típicas como abaré, acarajé, bobó, cocada, mugunzá, vatapá, ximxim são as comidas mais consumidas na região entre muitos outros pratos deliciosos!



Ceara

Música cearense

O gênero musical mais identificado com o Ceará é o forró, em suas variadas formas, inicialmente caracterizado especialmente pelo tradicional forró pé-de-serra, contando apenas com alguns poucos instrumentos como sanfona e triângulo.



 

CULINÁRIA:É hábito, em Fortaleza, servir o café da tarde ou a merenda. Naturalmente à mesa, encontramos bolo de milho, macaxeira, pé-de-moleque, mugunzá (coco ralado, leite, cravo e canela). Canjica. O baião-de-dois é feito e arroz com feijão e toucinho.
Em todo o Nordeste podemos experimentar a manteiga de garrafa. E ainda saborear o bolo de carimã, vinho de caju ou de jenipapo, feijão e toucinho. Carne-seca assada com pirão de leite. Paçoca (doce e salgada).
EVENTOS:
JANEIRO: Reis, Pastoris, Festa de São Sebastião.
FEVEREIRO: Festa de Nossa Senhora das Candeias e Carnaval de rua.
MARÇO: Festa do Romeiro de Padre Cícero. Dia 24 é o dia do romeiro.
ABRIL: Carnaval fora de época, em Fortaleza. Recebe o nome de Fortal. Esta festividade se renova, anualmente, desde 1992, com blocos e bandas de pífaro de cabaçal.
MAIO: Festa de São Benedito, em Fortaleza.
JUNHO: Festas juninas. Procissão marítima.
JULHO: Missa do Vaqueiro e Vaquejada. Festa de Nossa Senhora do Carmo.
OUTUBRO: Festa de São Francisco do Canindé.
NOVEMBRO: Festa de São Gonçalo.
DEZEMBRO: Vaquejada com montaria em touros bravos. Ciclo de Natal.
Geito de ser
São muitos humoristicos ,alegres e divertidos.
SERGIPE
ETNIA:Influência portuguesa, indígena e africana.
CULINÁRIA:
Carne de sol com manteiga de garrafa acompanhada com pirão de leite. Pirão de guaianum. Moquecas de camarão (água doce ou salgada).

ARTESANATO:
Cerâmica utilitária, objetos feitos de fibra vegetal, semelhantes aos dos Estados vizinhos. No Centro de Turismo e Comercialização há as mais variadas espécies de objetos característicos da região. Há feiras ao ar livre, com vendagem de objetos de madeira, palha, doces e salgados.
Carmópolis: cidade que consegue combinar, como poucas outras, siris atividades industriais com a preservação do meio ambiente. No Monte Carmelo e no Parque da Mangueira, há arte e artesanato de barro, madeira, couro e sisal. A cerâmica do município de Carrapicho é um exemplo cultural do baixo São Francisco com predominância européia.

 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal