Provocações pedagógicas #01

Olá Profe !

Gostaria de que você pensasse agora naquele aluno/aprendiz que tira uma sonequinha na sua aula, ou que não para quieto na carteira ou que não sabe a hora de parar de conversar. Pense nele por alguns segundos.

Pensou? ok! agora leia a frase abaixo:

" O CORPO TEM RAZÕES QUE A DIDÁTICA IGNORA"

Quem escreveu isso foi Rubem Alves em 1989 em uma de suas "estórias" no livro "ESTÓRIAS DE QUEM GOSTA DE ENSINAR"

Minha intenção é que você tente ligar uma coisa a outra. Não quero que você finja que não viu o aluno/aprendiz dormindo ou papeando demais, mas que você tente compreender o motivo disso.

Tente pensar em dois motivos para tais atitudes e compartilhasse no comentário deste post.

Em breve voltamos a falar sobre esse tema!

Julie F. de Pádua Romão

Comentários

  1. Olá Julie,

    Manter o aluno conectado a aula depende também do Professor, temos de instiga-los e mantê-los de alguma maneira participantes da aula.
    Costumo lançar perguntas, incentivo a participação valendo ponto de participação, enfim, o professor na minha opinião tem que buscar constantemente uma conexão com o aluno e para isto acredito no relacionamento interpessoal, penso que o professor não deve ser aquele que só aponta regras, ou que fala demais, ao contrário, o professor deve oportunizar que o aluno construa uma idéia e abra a mente, para então o professor através da sua argumentação aponte o caminho...
    Beijos linda!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Interpretação de texto

Atividade - bullying e cyberbullying