2A - aula 3 - Acentuação gráfica 2 / FORMAS VERBAIS COM HÍFEN

FORMAS VERBAIS COM HÍFEN

Amá-los
Ajudá-lo
Distribuí-los

Gente, resumindo o conteúdo da apostila: use as regras de acentuação normalmente, mas não leve em consideração o - lo - los - la - las - lhe- lhes das palavras.

Por que tem acento em amá-los e ajudá-lo?
Porque são oxítonas terminadas em - a -.

Por que tem acento em distribuí-los? Porque é um hiato com - i - isolado na sílaba.

Observe: Essa palavra (distribuí) é uma oxítona, entretanto, oxítonas terminadas em - i - não são acentuadas. Mas aqui a regra do hiato faz com que seja acentuada. Sacou?

Reparti-lo, por exemplo, não leva acento por quê? Porque é oxítona terminada em - i -. Olha que simples!!!!

Agora me pergunte: por que a palavra - lo -los - la - las - lhe - lhes não são acentuadas? Muito fácil! Por que são monossílabos átonos!!

Bom, vou citar algo um pouco sem uso, mas que é bom saber:

Você escreve ou fala com mesóclise? Não? Nem eu! Só na bíblia mesmo! Bom, acontece que essas danadinhas também devem ser observadas com atenção. Veja:

Convidá-la-ia
Convidá-la-íamos?

Convidá - oxítona terminada em - a -
la - monossílabo átono
ia - paroxítona terminada em - a -
íamos - proparoxítona e, como você já sabe, amém Jesus, todas são acentuadas.

Para finalizar, quero deixar uma informação que achei mega interessante. Não achei em site algum e está na apostila. Vou, para facilitar, colar a foto. Mas antes, quero dizer que no post tem um erro, quem achar posta nos comentários (explique qual é o erro e corrija-o) e ganha um chocolate, não meu, claro, porque eu não tenho!



Gente, não fique com dúvidas! Pergunte! Nos comentários você pode postar como anônimo, só não vai me xingar ein!?

Fonte consultada: apostila do Cursinho Solidário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal