Exemplos de conjugação de verbos - Língua Portuguesa

Confira abaixo as conjugações dos verbos cantar. amar, desejar, adorar, sobreviver, comer, viver,lamber, beber, mentir, adquirir, servir, conferir e preferir no modo indicativo do presente. Todos são verbos regulares.

PRESENTE – 1ª PESSOA SINGULAR
1. Eu canto para você
2. Eu amo você
3. Eu desejo comer um chocolate
4. Eu sonho em escrever um livro
5. Eu adoro a Deus
6. Eu sobrevivo com pouco dinheiro
7. Eu como muitas frutas
8. Eu vivo com meu marido
9. Eu lambo um sorvete inteiro
10. Eu bebo muito suco de frutas
11. Eu não minto
12. Eu adquiro conhecimento
13. Eu sirvo as mesas muito bem
14. Eu confiro o troco
15. Eu prefiro ler livros físicos


PRESENTE - 2ª PESSOA SINGULAR
1. Tu cantas bem
2. Tu Amas muito
3. Tu desejas tudo o que vê
4. Tu sonhas alto
5. Tu adoras a Deus?
6. Tu sobrevives com quanto por mês?
7. Tu comes salada?
8. Tu vives intensamente
9. Tu lambes muito teu filho!
10. Tu bebes água?
11. Tu mentes mal
12. Tu adquires o livro por 19,90
13. Tu serves para trabalhar
14. Tu conferes as etiquetas
15. Tu preferes água ou suco?

PRESENTE 3ª PESSOA SINGULAR
1. Ele canta muito mal
2. Ela o ama loucamente
3. Ele a deseja ardentemente
4. Ela sonha em se casar com ele
5. Ela adora comprar sapatos
6. Ele sobrevive sem ela
7. Ela come muita batata
8. Ele vive muito bem com ela
9. Ela lambe muito o marido
10. Ele bebe muita Coca-Cola
11. Ela não mente para o pai
12. Ele adquire livros toda a semana
13. Ela serve para ser esposa dele
14. Ele confere a lancheira do filho
15. Ela prefere caminhar ao sol


PRESENTE 1ª PESSOA PLURAL
1. Nós cantamos a noite inteira
2. Nós amamos as mulheres
3. Nós desejamos ir à praia
4. Nós sonhamos com esta casa
5. Nós adoramos livros
6. Nós sobrevivemos na selva
7. Nós comemos camarão
8. Nós vivemos alegres
9. Nós lambemos o chefe
10. Nós bebemos pouca água
11. Nós mentimos sobre a moça
12. Nós adquirimos o carro
13. Nós servimos a Deus
14. Nós conferimos as malas
15. Nós preferimos praia

PRESENTE 2ª PESSOA PLURAL
1. Vós cantais alto
2. Vós amais muito
3. Vós desejais coisas vãs
4. Vós sonhais com um marido
5. Vós adorais a Deus
6. Vós sobreviveis com quinhentos reais
7. Vós comeis muito carne
8. Vós viveis para Deus
9. Vós lambeis muito sorvete
10. Vós bebeis demais
11. Vós mentis muito mal
12. Vós adquiris muitas coisas
13. Vós servis a mesa
14. Vós conferis as camas
15. Vós preferis viajar


PRESENTE 3ª PESSOA PLURAL 
1. Eles cantam bem
2. Elas amam muito
3. Eles desejam a vida
4. Elas sonham alto
5. Eles adoram a Deus
6. Elas sobrevivem com mil reais
7. Eles comem muita carne
8. Elas vivem passeando
9. Eles lambem a ferida
10. Elas só bebem suco de frutas
11. Eles mentem descaradamente
12. Elas adquirem bens
13. Eles servem as mesas
14. Elas conferem a roupa
15. Eles preferem cerveja

Em quais situações pode-se utilizar o modo indicativo  no presente?

a) Exprimir fatos que ocorrem no momento em que se fala;
b) Exprimir uma verdade científica, um axioma;
c) Exprimir uma ação habitual;
d) Dar atualidade aos fatos ocorridos no passado;
e) Indicar fato futuro bastante próximo, quando se tem certeza de que ele ocorrerá;

FONTE: MINIGRAMÁTICA –ERNANI TERRA – SCIPIONE - 2014

BAIXE EM PDF CLICANDO AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal