Reescrevendo com coesão

É possível notar que os alunos do 6º, 7º e até alguns dos 8º anos não sabem escrever com coesão.

Simplesmente vão vomitando palavras no papel e pronto.

Para trabalhar essa questão, e fazê-los perceber na prática o que é coesão, criei os três textos abaixo a fim de que eles reescrevam de forma coesa, usando a pontuação de forma correta e os conectores, excluindo, assim, palavras desnecessárias.

1.       Nanica era uma menina que gostava de passear no parque e seu pai amava levar Nanica para passear no parque quando ela falava que não ia estudar o pai da Nanica ficava muito triste porque ele achava que estudar é muito importante.

2.       Serginho sonhava sempre em ser advogado e daí ele sempre falava isso para sua mãe que sua mãe ficava muito emocionada quando Serginho falava que queria ser advogado e ele não sabia muito bem o que um advogado faz mais Serginho queria muito ir estudar para ser advogado.

3.      Mercury é uma cachorrinha muito fofa que foi abandonada na rua junto com seu irmão Fred que foi abandonado na rua e eles passaram frio fome e sede mas moravam na rua e não tinham para onde ir porque eram abandonados por uma pessoa muito malvada que não sabe o que é amar um animal e eles queriam muito alguém que tirasse eles da rua aí aconteceu que a Juju passou por lá porque tinha que ir lá no mercado porque lá no mercado ela então tinha que comprar pão aí ela passou pela caixa que eles dormiam aí ela amou eles e levou eles para casa aí sua mãe ficou muito feliz porque ela ama muito cachorros e ama muito Juju que ama muito cachorros aí Fred e Mercury agora podem morar num lugar quentinho e comem e bebem a água todo o dia.

P    Profe Julie de Pádua
C   Curitiba




r

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal