Exemplos de textos dissertativo-argumentativo

Abaixo estão divididos em introdução, desenvolvimento (argumentação) e conclusão. Estão divididos assim para melhor construção do conhecimento dos alunos. Esses textos foram retirados do site Banco de Redações UOL e fiz adaptações.

Como melhorar a educação, sem valorizar o professor?
Introdução
O Brasil tem como lema o progresso, mas como progredir sem educação? Em 2016 o governo investiu cerca de 5% do PIB na educação, porém é impossível pensar em melhorias na educação sem levar em conta a situação precária em que se encontram os professores, os quais são responsáveis pelo processo educacional. Nesse sentido convém discutirmos as medidas a serem tomadas a fim de solucionar o problema .
No Brasil, em uma típica sala de cursinho pré-vestibular, é possível observar uma quantidade expressiva de jovens interessados em cursar engenharia, direito, administração etc. Se o curso for medicina então, o número triplica. Todavia, tem-se um número quase nulo de aspirantes à carreira de professor. Tal fato representa e desvalorização vivido e enfrentado por inúmeros professores.
De acordo com a uma pesquisa da revista Exame de 2012, o Brasil é o 15º. país que mais investe em educação. Porém, a qualidade do sistema educacional não ocupa melhores posições, devido a um mal mau planejamento, levando a que leva à desvalorização dos professores, motivos pelos quais motivo pelo qual o sistema pode não funcionar tão bem.

Argumentação
Sabe-se que o professor é a peça-chave peça chave do processo educacional e, para se alcançar alcançarem melhorias na educação educação, é necessário a valorização deste profissional. Os alunos devem manter o respeito, a a colaboração e a harmonia a fim de manter o ambiente propicio propício ao ensino, já que deveria ser a parte mais interessada no processo. É importante que haja conscientização, pois o papel que o educador exerce em suas vidas vai além do desenvolvimento acadêmico.
Outrossim, são os governadores que que, além de criarem politicas políticas de incentivo ao estudo, devem proporcionar segurança aos professores, com o trabalho em conjunto com a polícia semanalmente dentro das escolas. Além disso, oferecer aos educadores cursos de reciclagem, aprimoramento, psicólogos, ambiente saudável e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Já com relação ao salário, mantê-lo em dia, reajuste proporcional, piso, férias, incentivos.
Em um primeiro momento, há uma inclinação natural em tentar atribuir esta essa diminuição de prestígio experimentada pelos educadores aos baixíssimos salários por eles recebidos. Todavia, verdade seja dita. Embora dito: embora exista uma evidente supervalorização do status financeiros status e da remuneração que cada profissão pode proporcionar, dizer que o declínio do apreço dos professores está relacionado tão somente a aspectos pecuniários seria o mesmo que querer cavar um buraco usando uma colher.
A falha desse planejamento em garantir condições básicas de trabalho para os professores, como segurança e salário adequado adequado, desestimula cada vez mais os profissionais da área do magistério. Cria-se assim uma imagem negativa de desvalorização.
Decorrente Em decorrência dessa situação, menos profissionais se formam nessa área. Atualmente, no país, a ausência falta de professores acarreta a má formação de indivíduos dos estudantes, gerando complicações futuras o que provavelmente vai trazer complicações num futuro não muito distante.
Conclusão
Diante do exposto, o Brasil necessita urgentemente melhorar a situação dos professores que são peça-chave peças chaves do processo educacional, pois só assim haverá resultados satisfatórios na educação do país. O governo, alunos e pais pais, como parte integrante partes integrantes do processo processo, precisam se conscientizarem e respeitarem conscientizar e respeitar não só direito do professor, mas a dignidade da pessoa humana destes, pois o papel que eles desempenham é importantíssimo não só para a educação mas para o progresso do país.
Inúmeras melhorias podem ser feitas nas escolas brasileiras, políticas públicas podem ser implantadas, cartilhas reelaboradas, material de estudos incrementados. Porém tudo isso será pouco eficaz se não houver investimentos diretos na figura do professor, capacitando-o e o atualizando atualizando-o para que acompanhe as novas demandas da sociedade, além de merecidas melhorias salariais. Fato é que uma coisa é certa: não há como falar de educação, sem antes falar do professor.
Logo, a necessidade de profissionais atuando na área professores é diretamente proporcional ao bom desenvolvimento da educação, mas que só ocorre isso só pode ocorrer com planejamento educacional organizado adequado.


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