Não escreva na hora do rush!

Escrever uma redação para concurso, Enem ou vestibular não pode ser pautado apenas em dicas e teorias. É necessário muita prática. Muitas pessoas ficam extremamente nervosas quando precisam escrever um texto porque não sabem o que escrever e como escrever.

Para resolver esse problema é necessário que comece a escrever textos mais básicos antes de partir para um texto dissertativo-argumentativo. Ninguém aprende a dirigir numa avenida super lotada na hora do rush! As informações chegam devagar e com espaço para que o aprendiz a condutor possa compreender bem. Assim deve ser a pratica da escrita.

Então, eu sugiro que você comece escrevendo sua autobiografia. Conte quando e onde você nasceu, coloque os detalhes como hora, hospital e nome do médico, caso saiba, é claro. Relate sua infância, onde estudou, fale sobre seus coleguinhas da escola, da sua primeira professora, das lembranças que você tem dessa época tão bacana! Em seguida passe para a adolescência, comente sobre seus namoricos, os foras, os micos, os desafios na escola e com a família. O que acha de confessar aquele segredo escondido, mas que hoje não faz diferença alguma!

Aproveite para relembrar sua juventude, caso você já tenha passado por ela... Fale sobre suas viagens (sem entrar em detalhes), desafio do primeiro emprego, dificuldades de se encontrar em algum grupo. Relate tudo o que você achar interessante. Aproveite esse momento para praticar a escrita. Não fique muito tempo pensando no que escrever, apenas vá escrevendo e deixe as palavras invadirem sua mente.

Nesse texto que você irá escrever, observe se conseguiu escrever um texto coerente, ou seja, que não fica viajando demais. Corrija seus erros de gramática, acentuação e pontuação. Faça um rascunho e depois passe a limpo. Eu sei que isso dá preguiça, mas faz muita diferença. Muitas pessoas comentem erros idiotas porque não releem o que escreveram! Caramba! Que mancada! 

Para que se chegue a um estado emocional tranquilo na hora de produzir um bom texto, aquele texto que vai fazer o corretor dizer: UAU !!! É necessário que se pratique muito. E, mais uma vez, não caia no erro de começar a escrever textos dissertativos-argumentativos, caminhe por outras possibilidades, torne essa caminhada uma aventura de escrita.

Acompanhe aqui, nas próximas semanas, mais dicas sobre o que escrever, o que corrigir no seu texto. E se você quiser ter aulas comigo, me chama no "uàtis" 41 99705 4868 ou me mande um e-mail j.padua.letras@gmail.com.

Aquele abracinho,

Julie de Pádua




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal