Proposta de Redação (A importância da solidariedade. Vamos experimentar?)


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto de opinião em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da solidariedade”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Escreva no mínimo 15 linhas e no máximo 20.

A importância da solidariedade. Vamos experimentar?

Ultimamente estamos tão ocupados com nossos compromissos que nem olhamos quem passa do nosso lado. E muitas vezes só enxergamos o que queremos ver e o que é apenas do nosso interesse, sem preocupação com nada nem com ninguém. A solidariedade é um sentimento que leva os homens a se ajudarem mutuamente, sem querer ou pedir nada em troca. Podemos ver histórias maravilhosas de pessoas que vivem para fazer o que Deus nos pede, “amarás o teu próximo como a ti mesmo”, e na maioria das vezes, ajudando pessoas que nem sequer conhecem. Quem recebe um ato solidário, passa a ser solidário com uma pessoa que possui mais necessidades do que ela. Algumas pesquisas realizadas indicam que trabalhos voluntários de ajuda ao próximo estimulam e melhoram a felicidade, diminuem a tristeza e aumentam a imunidade, consequentemente, diminuindo o risco de enfermidades. 

Disponível em: Acesso em: 05 out. 2016. (Adaptado). 

A solidariedade é um ato de bondade, e a bondade é um ato de amor ao próximo! E você, se considera uma pessoa solidária? 

Disponível em: https://todus.wordpress.com/2012/11/06 Acesso em: 05 out. 2016. (Adaptado).



Campanha Natal sem Fome dos Sonhos arrecada brinquedos para crianças pobres de todo o País A Organização não Governamental (ONG) Ação da Cidadania lançou, no Rio de Janeiro, a 19.ª edição da campanha Natal sem Fome dos Sonhos. A campanha tem o objetivo de arrecadar brinquedos para distribuir a crianças com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), além de denunciar a existência, no Brasil, de centenas de milhares de famílias ainda vivendo abaixo da linha de pobreza. A campanha é promovida simultaneamente em várias capitais do País. A Ação da Cidadania também montou, no Aterro do Flamengo (zona sul), uma mesa com 1 quilômetro de comprimento decorada com brinquedos, simbolizando o direito que toda criança tem de brincar e sonhar. “São famílias em que, provavelmente, Papai Noel nunca chegou. Então, o objetivo do Natal sem Fome dos Sonhos é fazer essa arrecadação e, ao mesmo tempo, denunciar que, apesar dos avanços, muitas famílias brasileiras estão abaixo da linha da pobreza. A campanha é, basicamente, para elas: para que pelo menos no Natal elas tenham uma alegria”, disse o presidente do Conselho da Ação da Cidadania, Daniel Souza. Durante a campanha, que vai até dezembro, a população poderá levar doação aos postos de coleta instalados pelos comitês em pontos estratégicos das grandes cidades. 

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica. Acesso em: 05 out. 2016. (Adaptado).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal