Questão Discursiva TJPR 2014

Considere o seguinte fato, amplamente divulgado pela imprensa: 

Adolescente é agredido a pauladas e acorrentado nu a poste no Rio 

Um adolescente de 15 anos foi agredido a pauladas e acorrentado nu pelo pescoço a um poste, na noite de sexta-feira (31 jan. 2014), no Flamengo, zona sul do Rio. Moradora da região, a filóloga Yvonne Bezerra de Mello, 67, do Projeto Uerê, encontrou o garoto desorientado e chamou os bombeiros. Sem documento, ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, e depois desapareceu. Segundo Yvonne Mello, o jovem nem sequer conseguia falar porque estava muito machucado – a maioria dos ferimentos era na cabeça. Yvonne Mello fez a imagem do garoto e divulgou na rede social em protesto. Ele estava nu e com hematomas por todo o corpo. Os bombeiros tiveram que usar um maçarico para libertar o rapaz. Testemunhas afirmaram que o garoto foi agredido a pauladas por um grupo de três homens, que estavam em motos. A Polícia Civil informou que a delegada titular da 9a DP (Catete), Monique Vidal, registrou o crime na unidade como “lesão corporal”, após tomar conhecimento do caso pela imprensa. 

(Folha de S. Paulo, 04 fev. 2014. Adaptado.)

Considere também as seguintes repercussões do fato relatado: 

Yvonne Bezerra de Mello: “Me pareceu que alguém quis fazer justiça com as próprias mãos, já que aqui tem acontecido muito assalto, principalmente com gangues de garotos e ciclistas. Mas admira ver uma cena deplorável dessa em 2014. Uma barbárie... Se é marginal, prende.” (Folha de S. Paulo, 04 fev. 2014) 
Rachel Sheherazade (apresentadora do SBT): “A atitude dos vingadores é até compreensível. O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva. Aos defensores dos direitos humanos que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido.” (Carta Capital, 19 fev. 2014) 
Internauta (não identificado): “Sou a favor da ponderação e justiça. Mas em situações como essas, com a falta de policiamento e a impunidade reinante, a ação é atirar nos bandidos (se por acaso a polícia passar por lá). Se o pessoal dos direitos humanos reclamar, dê uniformes, armas e a responsabilidade de resolver os problemas de segurança a ele. (Carta Capital, 19 fev. 2014)


A partir das informações dadas, escreva um texto posicionando-se frente ao fato relatado e a seu significado para a sociedade brasileira. Seu texto deve: 
 ser predominantemente argumentativo; 
 conter um breve relato do fato; 
 apresentar com clareza seu ponto de vista, justificando-o com argumentos; 
 citar e comentar pelo menos uma das opiniões reproduzidas no enunciado da questão; 
 ter no mínimo 16 e no máximo 20 linhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal