Como os editoriais de jornal podem melhorar a sua redação

O texto a seguir é de autoria da Maria Lúcia Zanutto. Foi postado originalmente no site da Universia e para ver o link clique aqui

Eu achei muito boa essa dica e estou replicando aqui no blog para ficar mais fácil a localização quando eu precisar indicar essa leitura.

Como os editoriais de jornal podem melhorar a sua redação


Os editoriais estão presentes em todos os jornais. São caracterizados por um formato de texto dissertativo-argumentativo, pela impessoalidade e também por apresentar diversas opiniões distintas. É exatamente esse modelo de texto que a banca avaliadora do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) espera na prova de redação.

Segundo a professora do cursinho Objetivo Paulista Cida Custódio, os editoriais dos jornais são ótimas referências de textos dissertativos porque dissertam sobre acontecimentos da atualidade e estimulam a capacidade de reflexão. "São importantes porque são os únicos textos presentes nos jornais que apresentam análise crítica, caráter de impessoalidade e não são assinados, ou seja, eles são escritos por vários jornalistas", explica.

 Na maratona de estudos para a prova do Enem 2013, a professora sugere que os candidatos analisem cuidadosamente cada ponto presente em um editorial para que ele consiga identificar o que não pode faltar em sua redação. Outra recomendação importante é enxergar as possíveis relações que você pode fazer entre o seu repertório cultural e a proposta de redação. A ideia é utilizar filmes, livros, revistas e jornais como aliados e fontes de inspiração para desenvolver uma boa produção de texto.

Portanto, se você está estudando para a prova de redação do Enem 2013, a regra é simples: não analise as disciplinas como matérias distintas, procure identificar como você pode utilizá-las a seu favor durante a prova e use a intertextualidade na sua redação. Porém antes de começar a estudar, o aluno deve analisar a estrutura do editorial para que ele consiga produzir ótimos textos.
Confira a seguir os principais pontos de um editorial de jornal que você não pode deixar de entender para se dar bem na prova de redação do Enem 2013:

 Editorial de um jornal: 1. Conteúdo
O primeiro ponto que deve ser analisado em um editorial de jornal é o conteúdo. Nele, o candidato deve identificar qual é o assunto principal do texto. Depois desse processo, você deve reconhecer como foi construído esse texto. No caso de um texto dissertativo-argumentativo, ele precisa apresentar tese, argumentos e conclusão.

Editorial de um jornal: 2. Forma:
Para construir um bom texto dissertativo você precisa de coesão. Isso acontece a partir da maneira como as ideias são organizadas no texto. Em um modelo dissertativo-argumentativo, os parágrafos não podem ser independentes. E cada novo parágrafo construído deve ter alguma ligação com o anterior.

 Editorial de um jornal: 3. Pontuação:
Outro ponto muito importante de uma redação do Enem 2013 é a pontuação. Segundo a professora Cida, os alunos sentem muita dificuldade na hora de pontuar suas produções textuais. "Os estudantes não aprendem como fazer a pontuação correta. Eles decoram as regras de pontuação. Por isso sentem tanta dificuldade em pontuar", explica. Neste caso, o treino aqui é copiar o editorial de um jornal procurando identificar quais os tipos de pontuação que foram utilizados em cada caso.

 Editorial de um jornal: 4. Tese:
Geralmente, a tese está presente no início do parágrafo e faz parte da introdução do texto. No caso dos editoriais do jornal, ela representa a ideia central que será trabalhada na produção textual.

Editorial de um jornal: 5. Argumentos:
Os argumentos devem ser usados para comprovar, questionar ou complementar as ideias apresentadas. Tudo depende da proposta do seu texto.

Editorial de um jornal: 6. Conclusão:
A conclusão deve estar sempre de acordo com o início do texto. Se o candidato apresenta um problema, a conclusão deve trazer uma sugestão de solução plausível. A dica da professora é solucionar de maneira simples, sem fugir da realidade.

Editorial de um jornal: 7. Cópia na íntegra:
Se você continua não compreendendo o formato do editorial, a dica é copiar o texto na íntegra. A princípio, o estudante deve se preocupar em fazer uma cópia interpretativa. Em outras palavras, ele deve copiar o texto analisando as palavras, as expressões, recursos linguísticos e a pontuação. Assim, você será capaz de identificar com mais facilidade o tipo de texto que precisa fazer.

 Editorial de um jornal: 8. Leituras diversificadas:

O grande truque para escrever uma boa redação é fazer leituras diversificadas. Por isso, o estudante precisa ler livros (baixe aqui mais de 1000 livros grátis), jornais, revistas e editoriais de jornais. Não se limite aos editoriais. Quanto mais diversificada for a sua leitura, melhor será a sua produção textual. Simples assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal