Exercícios Regência Verbal FCC

1) Quanto à voz de Maria Gadú, pouco adianta dizer que é rouca ou grave. Semelhante ......... experiência olfativa, ......... qual usamos com frequência analogias, aduzir ......... voz uma definição não resolve a imprecisa descrição. Maria Rita Kehl, assim, termina por introduzir uma imagem: “uma lixa muito fina a filtrar o som que passa por ela, vindo do fundo de um poço”.

Preenche respectivamente as lacunas acima o que se encontra em:
  a) à − para a − a
  b) à − a − a
  c) à − para a − à
  d) a − a − à
  e) a − à − a

2) Emprega-se corretamente a regência verbal em: 

  a) As pessoas preferem expor suas vidas aos demais passageiros do ônibus do que revelar uma boa educação. 
  b) A atitude de proibir a audição de música no celular sem fone de ouvidos visava ao conforto dos passageiros.
  c) Aqueles que ouvem, no ônibus, as músicas em alto som, não respeitam aos princípios da boa educação.
  d) Todos, nos ônibus, observam ao desrespeito dos que expõem detalhes de suas vidas aos passageiros vizinhos.
  e) Os passageiros do ônibus não tinham como escapar ao alto barulho do som das falas dos pouco discretos.

3) Aclamado por crítica e público, "Bom Dia, Babilônia" é um belíssimo filme sobre os bastidores do mundo do cinema com direção dos consagrados irmãos Taviani. Em busca de uma vida melhor, os irmãos Nicola e Andreai imigrampara os Estados Unidos e, logo após chegarem, acabam trabalhando em Hollywood na construção dos cenários
de D. W. Griffith, o genial criador da linguagem cinematográfica. Quando tudo parece correr tranquilamente, vem o início da Primeira Guerra e, com ela, uma tragédia que marcará para sempre o destino dos irmãos, que lutam em ladoso opostos Um filme sensacional, que nos mostra até onde podemos chegar para conquistar nossos objetivos.

(Adaptado do texto de apresentação do filme Bom Dia, Babilônia constante do invólucro do DVD)

Dos verbos utilizados ao longo do texto, é correto afirmar que possuem a mesma regência:
  a) imigram e lutam.
  b) lutam e mostra.
  c) marcará e conquistar.
  d) é e conquistar.
  e) imigram e mostra.

4) ... mas nem todos entendem seu real significado. (1º parágrafo) 

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está também grifado em: 
  a) A manifestação de emoções positivas é geralmente bem aceita em qualquer ambiente.
  b) Estudos recentes aludem à importância das emoções, sejam elas positivas ou negativas, na vida pessoal e profissional.
  c) O local de trabalho nem sempre se torna propício à manifestação das próprias emoções.
  d) Pesquisadores revelaram a existência de preconceitos enraizados contra a manifestação de emoções.
  e) A pesquisa tratava da valorização de sentimentos até então vistos como negativos no ambiente de trabalho.

5) A acumulação desse processo ao longo de inúmeras gerações daria à luz novas espécies, numa diferenciação crescente entre elas. (2o parágrafo) 

Considerando-se a regência do verbo grifado acima, o mesmo tipo de exigência se encontra na frase:

  a) O assédio começou em meados do século passado, nos confins de uma disciplina então incipiente, a etologia ... 
  b) ... de que o comportamento contribui para um maior ou menor sucesso evolutivo, sobretudo entre os animais sociais ...
  c) A originalidade de Darwin foi vislumbrar uma seleção realizada não pelas mãos do homem, mas pelos imperativos do ambiente. 
  d) A ferocidade da competição pela subsistência converteria toda pequena variação fortuita (...) numa vantagem apreciável.
  e) Atende com elegância aos requisitos científicos de parcimônia e amplitude explicativas. 

6) O surgimento da impressão trouxe um novo paradigma. (3º parágrafo) 

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está na frase:
  a) "Assim nasceram as condições para o atual estado de inovação permanente ..."
  b) ... define de maneira singular o atual momento ...
  c) "Vivemos em estado permanente de inovação ..."
  d) ... ocorrem em intervalos de poucos anos.
  e) Com a escrita, o aprendizado tornou-se mais fácil.

7) ... que cuidemos com racionalidade de nossas florestas. (final do texto) 

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está na frase:
  a) ... e abrigar espécies em extinção.
  b) ... até chegar ao seu clímax.
  c) ... o desmatamento tornou-se o vilão-chefe da questão.
  d) ... nem nega a sua influência no aquecimento do planeta.
  e) ... podem substituir com a mesma eficácia a mata original.

8) ... que vivem em áreas urbanas ... (1o parágrafo) 

O mesmo tipo de regência que caracteriza o verbo grifado acima está na oração:
  a) ... ultrapassará o de moradores do campo.
  b) ... todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades ...
  c) ... porque elas atraem diferentes tipos de moradores ...
  d) ... e dependem de normas comuns de comportamento.
  e) ... a criar os filhos sob um controle extenuante.

GABARITO
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

1) Quanto à voz de Maria Gadú, pouco adianta dizer que é rouca ou grave. Semelhante ......... experiência olfativa, ......... qual usamos com frequência analogias, aduzir ......... voz uma definição não resolve a imprecisa descrição. Maria Rita Kehl, assim, termina por introduzir uma imagem: “uma lixa muito fina a filtrar o som que passa por ela, vindo do fundo de um poço”.

Preenche respectivamente as lacunas acima o que se encontra em:
  a) à − para a − a
  b) à − a − a
  c) à − para a − à
  d) a − a − à
  e) a − à − a 

1°Lacuna --- > O que é semelhante é semelhante a (preposição) + a (artigo).
2° Lacuna --- > Quem usa analogias, usa (analogias) para alguma coisa.

3° Lacuna --- > Quem aduz, aduz a alguém (argumenta)

(prep.: a) expor ou apresentar (razões, argumentos, provas etc.) ‹o promotor aduziu ao juiz novas provas› https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-3/html/index.php#16

2) Emprega-se corretamente a regência verbal em: 

  a) As pessoas preferem expor suas vidas aos demais passageiros do ônibus do que [a] revelar uma boa educação. 
  b) A atitude de proibir a audição de música no celular sem fone de ouvidos visava ao conforto dos passageiros. [Desejar algo]
  c) Aqueles que ouvem, no ônibus, as músicas em alto som, não respeitam aos princípios [respeitam o] da boa educação.
  d) Todos, nos ônibus, observam ao desrespeito  [observavam o]dos que expõem detalhes de suas vidas aos passageiros vizinhos.
  e) Os passageiros do ônibus não tinham como escapar ao  [escapar do]alto barulho do som das falas dos pouco discretos.                         

3) Aclamado por crítica e público, "Bom Dia, Babilônia" é um belíssimo filme sobre os bastidores do mundo do cinema, com direção dos consagrados irmãos Taviani. Em busca de uma vida melhor, os irmãos Nicola e Andrea imigram para os Estados Unidos e, logo após chegarem, acabam trabalhando em Hollywood na construção dos cenários de D. W. Griffith, o genial criador da linguagem cinematográfica. Quando tudo parece correr tranquilamente, vem o início da Primeira Guerra e, com ela, uma tragédia que marcará para sempre o destino dos irmãos, que lutam em lados opostos. Um filme sensacional, que nos mostra até onde podemos chegar para conquistar nossos objetivos.

(Adaptado do texto de apresentação do filme Bom Dia, Babilônia constante do invólucro do DVD)

Dos verbos utilizados ao longo do texto, é correto afirmar que possuem a mesma regência:

  a) imigram [vi] e lutam [contra, em, para, por]
  b) lutam [contra, em, para, por] e mostra [vtd].
  c) marcará [vtd] e conquistar [vtd].
  d) é [vl] e conquistar [vtd].
  e) imigram [vi] e mostra [algo].

4) ... mas nem todos entendem  [vtd]seu real significado. (1º parágrafo) 

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está também grifado em: 

  a) A manifestação de emoções positivas é geralmente bem aceita em qualquer ambiente.
  b) Estudos recentes aludem à importância das emoções, sejam elas positivas ou negativas, na vida pessoal e profissional.
  c) O local de trabalho nem sempre se torna propício à manifestação das próprias emoções.
  d) Pesquisadores revelaram a existência de preconceitos enraizados contra a manifestação de emoções.
  e) A pesquisa tratava da valorização de sentimentos até então vistos como negativos no ambiente de trabalho.

5) A acumulação desse processo ao longo de inúmeras gerações daria [vti]à luz novas espécies, numa diferenciação crescente entre elas. (2o parágrafo) 

Considerando-se a regência do verbo grifado acima, o mesmo tipo de exigência se encontra na frase: 

  a) O assédio começou  [vi]em meados do século passado, nos confins de uma disciplina então incipiente, a etologia ... 
  b) ... de que o comportamento contribui para [vti] um maior ou menor sucesso evolutivo, sobretudo entre os animais sociais ...
  c) A originalidade de Darwin foi vislumbrar  [vtd]uma seleção realizada não pelas mãos do homem, mas pelos imperativos do ambiente. 
  d) A ferocidade da competição pela subsistência converteria [vtdi] toda pequena variação fortuita (...) numa vantagem apreciável.
  e) Atende [vti] com elegância aos requisitos científicos de parcimônia e amplitude explicativas. 

6) O surgimento da impressão trouxe [vtd]um novo paradigma. (3º parágrafo) 

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está na frase:

  a) "Assim nasceram  [vi]as condições para o atual estado de inovação permanente ..."
  b) ... define [vtdde maneira singular o atual momento ...
  c) "Vivemos [vi]em estado permanente de inovação ..."
  d) ... ocorrem [vi]em intervalos de poucos anos.
  e) Com a escrita, o aprendizado tornou-se [vl] mais fácil.

7) ... que cuidemos [vti]com racionalidade de nossas florestas. (final do texto) 

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está na frase:

  a) ... e abrigar [vtd]espécies em extinção.
  b) ... até chegar ao [vti]seu clímax.
  c) ... o desmatamento tornou-se [vl]o vilão-chefe da questão.
  d) ... nem nega [vtd]a sua influência no aquecimento do planeta.
  e) ... podem substituir [vtd]com a mesma eficácia a mata original.

8) ... que vivem  [vi] em áreas urbanas ... (1o parágrafo) 

O mesmo tipo de regência que caracteriza o verbo grifado acima está na oração:

  a) ... ultrapassará [vtd]o de moradores do campo.
  b) ... todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá [vi]nas cidades ...
  c) ... porque elas atraem [vtd]diferentes tipos de moradores ...
  d) ... e dependem de [vti]normas comuns de comportamento.
  e) ... a criar [vtd]os filhos sob um controle extenuante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal