Vírgulas

  A não menos nobre vírgula


      [...] Jacob mandou esta questão: “Sempre aprendi que o advérbio deveria vir entre vírgulas, mesmo que, às vezes, a frase fique truncada.

      Quando vi que não colocou os advérbios entre vírgulas, senti que há uma esperança de me libertar dessas verdadeiras amarras dos tempos escolares. Como pontuar, afinal, nesses casos?”.

      O leitor acertou na mosca quando se referiu a “essas verdadeiras amarras escolares”. Tomemos como exemplo o próprio texto do leitor, que na passagem “...mesmo que, às vezes, a frase fique truncada” optou por pôr entre vírgulas a expressão adverbial “às vezes”, que vem entre a locução conjuntiva “mesmo que” e “a frase”, sujeito da oração introduzida por “mesmo que”.

      Vamos lá. Teria sido perfeitamente possível deixar “livre” a expressão adverbial “às vezes”, ou seja, teria sido possível não empregar as duas vírgulas (“...mesmo que às vezes a frase fique truncada”). É bom que se diga que, com as duas vírgulas, a expressão “às vezes” ganha ênfase, o que não ocorreria se não fossem empregadas as vírgulas.

      O que não se pode fazer de jeito nenhum nesses casos é empregar a chamada “vírgula solteira”, que é aquela que perde o par no meio do caminho. Tradução: ou se escreve “...mesmo que, às vezes, a frase fique truncada” ou se escreve “...mesmo que às vezes a frase fique truncada”. [...]

(Pasquale Cipro Neto, publicado em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/pasquale/2016/11/1831039-a-nao-menos-nobre-virgula.shtml> . Acesso em 24/03/18. Adaptado)

1) A partir da explicação dada pelo autor, considere o uso da vírgula nas seguintes afirmativas:


1. O presidente eleito disse, durante a campanha que construirá um muro entre o México e os EUA.
2. O presidente eleito disse, durante a campanha, que construirá um muro entre o México e os EUA.
3. O presidente eleito disse durante a campanha que construirá um muro entre o México e os EUA.
4. O presidente eleito disse durante a campanha, que construirá um muro entre o México e os EUA.


Está correto o uso da vírgula em:

 a 1 apenas. 
 b 2 apenas. 
 c 3 apenas.
 d 1 e 4 apenas
 e 2 e 3 apenas.


Joana tinha vinte anos e estranhava muito a rápida transformação de Manaus. Quando era ainda criança, as ruas não possuíam calçamento, as casas eram na maioria de madeira e careciam de eletricidade, água e esgoto. Uma viagem até Belém durava invariavelmente três meses. Quando o pai de Joana chegou ali em 1865, vindo do Maranhão, não encontrou mais de cinco mil almas. Era um lugarejo triste e de poucas ruas e muita lama. Quando Joana completou quinze anos, seu pai ofereceu uma recepção para duzentos convidados e a cidade já estava com vinte mil almas.

(Adaptado de: SOUZA, Márcio. Galvez Imperador do Acre. 18. ed. Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 132) 

2) A frase Uma viagem até Belém durava invariavelmente três meses permanecerá pontuada corretamente caso esteja entre vírgulas o segmento: 

 a durava invariavelmente
 b durava
 c até Belém durava 
 d Belém
 e invariavelmente

3) As vírgulas empregadas no trecho “Foi Nilo Peçanha, o então presidente da República, que criou”

  a) isolam um aposto.
  b) indicam um adjunto adverbial deslocado.
  c) separam uma oração de natureza temporal.
  d) isolam itens de uma enumeração
  e) indicam a ocorrência de discurso indireto livre.



4) Assinale a opção correta acerca do emprego de vírgulas no texto CG1A1BBB.

  a) A vírgula empregada logo após “visitantes” (ℓ.10) pode ser substituída por travessão, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto.
  b) Caso fosse suprimida a vírgula empregada logo após “comer” (ℓ.17), seriam preservados a correção gramatical e o sentido do texto. 
  c) Caso a vírgula empregada após “hands” (ℓ.30) fosse omitida, seria preservada a correção gramatical, mas haveria prejuízo ao sentido do texto.
  d) A vírgula empregada logo após “revólver” (ℓ.33) poderia ser substituída por ponto e vírgula sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto. 
  e) As vírgulas que isolam o trecho “consultados os cronômetros” (ℓ.41) são de uso facultativo.


 No dia seguinte, estando na rua do Ouvidor, porta da tipografia do Plancher, vi assomar, a distância, uma mulher esplêndida. Era ela; só a reconheci a poucos passos, tão outra estava, a tal ponto a natureza e a arte lhe deram o último apuro. Cortejamo-nos; ela seguiu; entrou com o marido na carruagem, que os esperava um pouco acima; fiquei atônito.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Porto Alegre: L&PM, 1997. p. 106.

5) Alguns segmentos do texto foram reescritos e modificados. Em qual das alternativas a reescrita provocou violação à norma culta?

  a) Cortejamo-nos, e ela seguiu
  b) Era ela, pois a reconheci a poucos passos
  c) a natureza e a arte deram-lhe o último apuro
  d) vi assomar, uma mulher esplêndida, a distância
  e) entrou com o marido na carruagem, a qual os esperava um pouco acima

Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!

BILAC, Olavo. In: Antonio Candido. Presença da literatura brasileira. São Paulo: Difel, 1966. p. 256.

6) Sobre o uso das vírgulas no último verso, é correto afirmar: 

  a) há uma transgressão das normas da gramática da língua culta, posto que antes da conjunção aditiva e desaconselha-se o uso de vírgulas para separar termos.
  b) considerando a espontaneidade poética desse texto, pode-se afirmar que o uso de vírgulas antes de conjunção aditiva e prescinde do rigor gramatical em função de aspectos estilísticos.
  c) a repetição das vírgulas antes da conjunção e torna-se um fato de justificativa semântica, já que o autor objetiva o sentido poético de cada termo separadamente; por isso, desconsideram-se princípios da gramática normativa.
  d) a inexistência das vírgulas seria o uso apropriado e gramaticalmente correto; todavia, as intenções poéticas transcendem os marcos reguladores da língua culta; dessa forma, o autor repete a conjunção e e ainda utiliza as vírgulas.
  e) embora haja intenções estilísticas e poéticas no verso, o uso da vírgula antes da conjunção aditiva e é apropriado, pois, diante de uma estrutura textual na qual a conjunção aditiva e apresenta-se de forma repetida, opcionalmente a vírgula pode ser utilizada.


7) Dados os períodos quanto ao emprego da vírgula,

I. “No presente, a única forma diferente das outras é a da 3 a pessoa do singular...”.
II. “Ninguém se assusta com isso, ninguém ri disso...”.
III. “Qual é a reação, porém, desses mesmos brasileiros...”.
IV. “...eu morava, tu morava, ele morava, nós morava,...”.

verifica-se que houve deslocamento ou antecipação de um termo sintático em apenas
  a) III.
  b) I e III.
  c) I e IV.
  d) II e IV.
  e) I, II e III.

8) Assinale a alternativa que apresenta o texto com a pontuação adequada.

  a) Desde sábado, especialistas e líderes de 128 países, se lançarão à tarefa titânica de buscar soluções, para frear a deterioração da fauna, da flora e dos solos.
  b) "A ciência demonstra que a biodiversidade está em crise em escala mundial" declarou à AFP o diretorgeral da WWF Marco Lambertini antes desta reunião da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) que ocorre até 26 de março em Medellín no noroeste colombiano.
  c) "Dependemos da biodiversidade pelos alimentos que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos, a estabilidade do clima e no entanto nossas atividades exercem pressão sobre a capacidade da natureza de resolver nossas necessidades" acrescentou.
  d) Nosso planeta atravessa um episódio de extinção em massa de espécies, um desastre que os cientistas atribuem à ação humana e cujo alcance será conhecido em uma conferência na Colômbia, um dos países com a maior diversidade do mundo.
  e) Para fazer esta avaliação a IPBES, dividiu o planeta em quatro regiões: América, África, Ásia-Pacífico, Europa e Ásia Central. Foram feitas análises de entre 600 e 900 páginas para cada região que os 750 delegados estudarão, a portas fechadas. Mas as linhas gerais de seu conteúdo serão divulgadas, em 23 de março.

9) Em “Pode, no futuro, pedir guarda, pensão. São muitas consequências.” (11º§), o termo em destaque encontra-se entre vírgulas uma vez que é um: 

  a) elemento que compõe uma sequência enumerativa. 
  b) aposto que explica, na oração, a noção de tempo. 
  c) adjunto adverbial deslocado da ordem direta da oração. 
  d) termo de caráter expletivo com a noção de intensidade.

10) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a pontuação está corretamente empregada em:
  
a) O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.

  b) As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.

  c) A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor, com a sociedade.

  d) A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim: a qualidade de vida o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente.

  e) Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos não a preocupação com a sociedade como um todo. 

11) As vírgulas foram empregadas para isolar um segmento explicativo em: 

  a) Diferente da notação matemática, que é neutra e exata, a linguagem se presta a vieses de todo tipo...
  b) O jornalismo pode ser qualificado, embora com certo exagero, como um mal necessário.
  c) ... os veículos, desde que comprometidos com o debate dos problemas públicos, servem como arena de ideias e soluções.
  d) ... de forma que, se são incomuns textos de fato isentos, mais raro ainda que sejam reconhecidos como tais. 
  e) São líderes comunitários, professores, empresários, políticos, sindicalistas, cientistas, artistas.

12) Está correta a pontuação do seguinte segmento adaptado do texto:

  a) Mais do que nunca, atualmente, pôr em dúvida, essa ideia generalizada de leitor, soa antipático e antidemocrático.
  b) É curioso que, um dos poucos prêmios literários brasileiros de prestígio tenha incorporado a lógica pleonástica dos algoritmos que estruturam a rede: o que mais se lê também é cada vez mais lido.
  c) Vi a propaganda, no mesmo dia, em que se anunciou a nova categoria do prêmio Jabuti; dos melhores romances, contos, crônicas e poesia − na opinião dos leitores.
  d) Os prêmios literários não foram criados, para corresponder a critérios objetivos de mercado: a despeito de seus eventuais equívocos, que não são poucos.
  e) Fazer o indivíduo acreditar que não precisa se esforçar para entender o que lhe escapa, como propõe a propaganda da Bienal, tem a ver com o estreitamento de seus horizontes intelectuais.



GABARITO
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*


  A não menos nobre vírgula


      [...] Jacob mandou esta questão: “Sempre aprendi que o advérbio deveria vir entre vírgulas, mesmo que, às vezes, a frase fique truncada.

      Quando vi que não colocou os advérbios entre vírgulas, senti que há uma esperança de me libertar dessas verdadeiras amarras dos tempos escolares. Como pontuar, afinal, nesses casos?”.

      O leitor acertou na mosca quando se referiu a “essas verdadeiras amarras escolares”. Tomemos como exemplo o próprio texto do leitor, que na passagem “...mesmo que, às vezes, a frase fique truncada” optou por pôr entre vírgulas a expressão adverbial “às vezes”, que vem entre a locução conjuntiva “mesmo que” e “a frase”, sujeito da oração introduzida por “mesmo que”.

      Vamos lá. Teria sido perfeitamente possível deixar “livre” a expressão adverbial “às vezes”, ou seja, teria sido possível não empregar as duas vírgulas (“...mesmo que às vezes a frase fique truncada”). É bom que se diga que, com as duas vírgulas, a expressão “às vezes” ganha ênfase, o que não ocorreria se não fossem empregadas as vírgulas.

      O que não se pode fazer de jeito nenhum nesses casos é empregar a chamada “vírgula solteira”, que é aquela que perde o par no meio do caminho. Tradução: ou se escreve “...mesmo que, às vezes, a frase fique truncada” ou se escreve “...mesmo que às vezes a frase fique truncada”. [...]

(Pasquale Cipro Neto, publicado em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/pasquale/2016/11/1831039-a-nao-menos-nobre-virgula.shtml> . Acesso em 24/03/18. Adaptado)

1) A partir da explicação dada pelo autor, considere o uso da vírgula nas seguintes afirmativas:


1. O presidente eleito disse, durante a campanha que construirá um muro entre o México e os EUA.
2. O presidente eleito disse, durante a campanha, que construirá um muro entre o México e os EUA.
3. O presidente eleito disse durante a campanha que construirá um muro entre o México e os EUA.
4. O presidente eleito disse durante a campanha, que construirá um muro entre o México e os EUA.


Está correto o uso da vírgula em:

 a 1 apenas.
 b 2 apenas.
 c 3 apenas.
 d 1 e 4 apenas
 e 2 e 3 apenas.


Joana tinha vinte anos e estranhava muito a rápida transformação de Manaus. Quando era ainda criança, as ruas não possuíam calçamento, as casas eram na maioria de madeira e careciam de eletricidade, água e esgoto. Uma viagem até Belém durava invariavelmente três meses. Quando o pai de Joana chegou ali em 1865, vindo do Maranhão, não encontrou mais de cinco mil almas. Era um lugarejo triste e de poucas ruas e muita lama. Quando Joana completou quinze anos, seu pai ofereceu uma recepção para duzentos convidados e a cidade já estava com vinte mil almas.

(Adaptado de: SOUZA, Márcio. Galvez Imperador do Acre. 18. ed. Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 132)

2) A frase Uma viagem até Belém durava invariavelmente três meses permanecerá pontuada corretamente caso esteja entre vírgulas o segmento: 

 a durava invariavelmente
 b durava
 c até Belém durava
 d Belém
 e invariavelmente

3) As vírgulas empregadas no trecho “Foi Nilo Peçanha, o então presidente da República, que criou”

  a) isolam um aposto.
  b) indicam um adjunto adverbial deslocado.
  c) separam uma oração de natureza temporal.
  d) isolam itens de uma enumeração
  e) indicam a ocorrência de discurso indireto livre. (é aquele que permite que os acontecimentos sejam narrados em simultâneo, estando as falas das personagens direta e integralmente inseridas dentro do discurso do narrador.)




4) Assinale a opção correta acerca do emprego de vírgulas no texto CG1A1BBB.

  a) A vírgula empregada logo após “visitantes” (ℓ.10) pode ser substituída por travessão, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto. SIM, PODE
  b) Caso fosse suprimida a vírgula empregada logo após “comer” (ℓ.17), seriam preservados a correção gramatical e o sentido do texto. NÃO, NÃO PODE
  c) Caso a vírgula empregada após “hands” (ℓ.30) fosse omitida, seria preservada a correção gramatical, mas haveria prejuízo ao sentido do texto. NÃO, NÃO PODE
  d) A vírgula empregada logo após “revólver” (ℓ.33) poderia ser substituída por ponto e vírgula sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto. NÃO, NÃO PODE
  e) As vírgulas que isolam o trecho “consultados os cronômetros” (ℓ.41) são de uso facultativo. NÃO, NÃO PODE


 No dia seguinte, estando na rua do Ouvidor, porta da tipografia do Plancher, vi assomar, a distância, uma mulher esplêndida. Era ela; só a reconheci a poucos passos, tão outra estava, a tal ponto a natureza e a arte lhe deram o último apuro. Cortejamo-nos; ela seguiu; entrou com o marido na carruagem, que os esperava um pouco acima; fiquei atônito.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Porto Alegre: L&PM, 1997. p. 106.

5) Alguns segmentos do texto foram reescritos e modificados. Em qual das alternativas a reescrita provocou violação à norma culta?

  a) Cortejamo-nos, e ela seguiu
  b) Era ela, pois a reconheci a poucos passos
  c) a natureza e a arte deram-lhe o último apuro
  d) vi assomar, uma mulher esplêndida, a distância
  e) entrou com o marido na carruagem, a qual os esperava um pouco acima

Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!

BILAC, Olavo. In: Antonio Candido. Presença da literatura brasileira. São Paulo: Difel, 1966. p. 256.

6) Sobre o uso das vírgulas no último verso, é correto afirmar: 

  a) há uma transgressão das normas da gramática da língua culta, posto que antes da conjunção aditiva e desaconselha-se o uso de vírgulas para separar termos.
  b) considerando a espontaneidade poética desse texto, pode-se afirmar que o uso de vírgulas antes de conjunção aditiva e prescinde do rigor gramatical em função de aspectos estilísticos.
  c) a repetição das vírgulas antes da conjunção e torna-se um fato de justificativa semântica, já que o autor objetiva o sentido poético de cada termo separadamente; por isso, desconsideram-se princípios da gramática normativa.
  d) a inexistência das vírgulas seria o uso apropriado e gramaticalmente correto; todavia, as intenções poéticas transcendem os marcos reguladores da língua culta; dessa forma, o autor repete a conjunção e e ainda utiliza as vírgulas.
  e) embora haja intenções estilísticas e poéticas no verso, o uso da vírgula antes da conjunção aditiva e é apropriado, pois, diante de uma estrutura textual na qual a conjunção aditiva e apresenta-se de forma repetida, opcionalmente a vírgula pode ser utilizada.


7) Dados os períodos quanto ao emprego da vírgula,

I. “No presente, a única forma diferente das outras é a da 3 a pessoa do singular...”.
II. “Ninguém se assusta com isso, ninguém ri disso...”.
III. “Qual é a reação, porém, desses mesmos brasileiros...”.
IV. “...eu morava, tu morava, ele morava, nós morava,...”.

verifica-se que houve deslocamento ou antecipação de um termo sintático em apenas
  a) III.
  b) I e III.
  c) I e IV.
  d) II e IV.
  e) I, II e III.

8) Assinale a alternativa que apresenta o texto com a pontuação adequada.

  a) Desde sábado, especialistas e líderes de 128 países[,] se lançarão à tarefa titânica de buscar soluções, para frear a deterioração da fauna, da flora e dos solos.
  b) "A ciência demonstra que a biodiversidade está em crise em escala mundial" [,]declarou à AFP o diretorgeral da WWF Marco Lambertini antes desta reunião da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) que ocorre até 26 de março em Medellín no noroeste colombiano.
  c) "Dependemos da biodiversidade pelos alimentos que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos, a estabilidade do clima e [,]no entanto[,] nossas atividades exercem pressão sobre a capacidade da natureza de resolver nossas necessidades"[,] acrescentou.
  d) Nosso planeta atravessa um episódio de extinção em massa de espécies, um desastre que os cientistas atribuem à ação humana e cujo alcance será conhecido em uma conferência na Colômbia, um dos países com a maior diversidade do mundo.
  e) Para fazer esta avaliação a IPBES [,] dividiu o planeta em quatro regiões: América, África, Ásia-Pacífico, Europa e Ásia Central. Foram feitas análises de entre 600 e 900 páginas para cada região que os 750 delegados estudarão [,] a portas fechadas. Mas as linhas gerais de seu conteúdo serão divulgadas [,] em 23 de março.

9) Em “Pode, no futuro, pedir guarda, pensão. São muitas consequências.” (11º§), o termo em destaque encontra-se entre vírgulas uma vez que é um: 

  a) elemento que compõe uma sequência enumerativa. 
  b) aposto que explica, na oração, a noção de tempo. 
  c) adjunto adverbial deslocado da ordem direta da oração. 
  d) termo de caráter expletivo com a noção de intensidade.

10) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a pontuação está corretamente empregada em:
  
a) O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.

O conjunto de preocupações e ações efetivas pode ser definido como responsabilidade social, quando atendem aos funcionários e à comunidade em geral de forma voluntária,


  b) As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social [,] beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.

  c) A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso [,] as empresas precisam relacionar-se melhor[,] com a sociedade.

  d) A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim: a qualidade de vida [,] o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos [,] no meio ambiente.

  e) Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos [,] não a preocupação com a sociedade como um todo. 

11) As vírgulas foram empregadas para isolar um segmento explicativo em: 

  a) Diferente da notação matemática, que é neutra e exata, a linguagem se presta a vieses de todo tipo...
  b) O jornalismo pode ser qualificado, embora com certo exagero, como um mal necessário.
  c) ... os veículos, desde que comprometidos com o debate dos problemas públicos, servem como arena de ideias e soluções.
  d) ... de forma que, se são incomuns textos de fato isentos, mais raro ainda que sejam reconhecidos como tais. 
  e) São líderes comunitários, professores, empresários, políticos, sindicalistas, cientistas, artistas.



12) Está correta a pontuação do seguinte segmento adaptado do texto:

  a) Mais do que nunca, atualmente, pôr em dúvida [,] essa ideia generalizada de leitor [,] soa antipático e antidemocrático.
  b) É curioso que [,] um dos poucos prêmios literários brasileiros de prestígio tenha incorporado a lógica pleonástica dos algoritmos que estruturam a rede: o que mais se lê também é cada vez mais lido.
  c) Vi a propaganda, no mesmo dia, em que se anunciou a nova categoria do prêmio Jabuti[;] dos melhores romances, contos, crônicas e poesia − na opinião dos leitores.
  d) Os prêmios literários não foram criados [,] para corresponder a critérios objetivos de mercado: a despeito de seus eventuais equívocos, que não são poucos.
  e) Fazer o indivíduo acreditar que não precisa se esforçar para entender o que lhe escapa, como propõe a propaganda da Bienal, tem a ver com o estreitamento de seus horizontes intelectuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal