Carta do Leitor e Determinantes do Substantivo

Gênero Textual Carta do Leitor ( características do gênero) ; Determinantes do substantivo: artigos, numerais e adjetivos
Verdadeiro ou Falso?
(     ) A Carta do leitor é um tipo de carta (gênero epistolar) veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões.
(     ) Além disso, ele pode sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação.
(     ) Antes de ser publicada, a carta do leitor não passar por revisão, já que se trata da identidade linguística do emissor.
(     ) Como será publicada, as expressões de baixo calão, ou posições preconceituosas não devem ser pronunciadas.
(     ) É um espaço reservado donde as opiniões, sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações dos leitores são publicados e podem ser visualizadas por qualquer indivíduo.
(     ) É um importante instrumento de comunicação cujo leitor pode interagir com o meio de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual.
(     ) Importante destacar que, mesmo de acordo com o público, a linguagem não pode ser mais descontraída, por exemplo, numa revista para adolescentes. Ou seja, é utilizada rigorosa revisão gramatical.
(     ) Não existe um modelo específico, uma vez que segue o padrão de apresentação e o espaço destinado para esse fim determinado pelo meio de comunicação.
(     ) Não possui um remetente (emissor ou locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor), visto que é publicada em sites na internet.
(     ) O leitor deve evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem, apresentando seu texto numa linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta da língua.
(     ) Possui uma função irrelevante para os meios de comunicação, mesmo quando assegura uma resposta (feed-back) de seus leitores.
(     ) Vale lembrar que a carta do leitor é uma pequena seção do veículo de comunicação, a qual pode ser publicada na íntegra, ou somente trechos irrelevantes.

Características – Verdadeiro ou Falso?

As principais características da carta do leitor são:
Linguagem complexa, clara e objetiva, afinal qualquer pessoa deve ser capaz de compreender.

Presença de destinatário e remetente, mas cartas anônimas também são aceitas.

Temas atuais e de caráter subjetivo, ou seja, são as impressões do leitor a respeito do assunto tratado.

Texto expositivo e argumentativo, isso porque o leitor deve expor suas opiniões e oferecer embasamento para sustentá-las.

Textos breves e escritos em 1ª pessoa ou 3º pessoa do singular ou plural.

Estrutura: Como Fazer uma Carta do Leitor? 

Geralmente as cartas dos leitores não seguem uma estrutura padrão, no entanto, devem apresentar alguns elementos estruturais:

(1) Vocativo (2) Introdução (3) Desenvolvimento (4) Conclusão (5) Despedida (6) Assinatura

(      ) Aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho).
(      ) Desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.
(      ) O leitor arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.
(    ) O leitor assina seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel Pereira dos Santos (A.M.P.S.).
(      ) Pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor.
(      ) Representa as saudações finais do leitor, por exemplo, atenciosamente, cordialmente, abraços, etc.

Complete o texto abaixo com as seguintes partes:

“voz” do público  / ajudar / auxiliar / demonstrar / discussão de assuntos / epistolar / interação / jornais e revistas / opinião do leitor  / por exemplo / porém para internautas / veículos de comunicação

A Carta do Leitor é uma espécie de carta divulgada por _________________________________________, entre os quais estão os seguintes: _________________________________________.
Estas cartas são formuladas para apresentar a _________________________________________ sobre algum tema. De certa maneira, representam a _________________________________________ em veículos impressos. Vale destacar que sites e publicações online também possuem um espaço parecido, _________________________________________, 
Faz parte do gênero _________________________________________, que significa texto escrito em forma de carta, que pode ser respondido ou não, usado para opinião, manifesto, posicionamento e _________________________________________ determinados.

Nesta comunicação, os leitores podem apresentar suas opiniões, mas também podem ir além, fazendo críticas, sugestões, agradecimentos, comparações e reclamações, _________________________________________. A carta é divulgada em um espaço específico e todo o público do veículo tem acesso.

A carta do leitor serve para _________________________________________ da empresa de comunicação com o público, para _________________________________________ preocupação com a opinião do público, para _________________________________ na escolha de temas para sugestão de pauta, para _________________________________ o veículo na sua linha editorial, entre outras finalidades.

Formato da Carta do Leitor / Complete as lacunas:

Argumentos de quem a escreve / Coloquial / Como também pela seleção das cartas / Corrigidas / Empresa jornalística
Espaço aberto / Espírito / Leitor / Mensagens curtas / Padronizada / Por isso / Predeterminado / Problemas editoriais
Remetente e destinatário / Trechos mais interessantes / Veículo de comunicação / 

A carta do leitor tem ________________________________________________________________________________________, como todas as cartas. Nem todas as cartas enviadas a um ____________________________________________ são publicadas pela empresa, tanto pela falta de espaço no jornal ou na revista _____________________________________________________________.

É importante destacar que as cartas são ____________________ antes de serem publicadas, caso apresentem erro de português. Como é um ____________________________________________, não existe um formato ___________________________________ de carta do leitor, já que isso acaba sendo determinado pela própria____________________________________________, que pode publicar integralmente ou apenas os ____________________________________________.

____________________________, podem ser eliminados do texto original palavrões, xingamentos, abordagens preconceituosas, insultos, entre outras mensagens que podem trazer ____________________________________________ e até mesmo na Justiça.

A linguagem de uma carta do leitor não precisa ser ________________________________, pelo contrário: serve para identificar o perfil de cada ______________ e, por isso, pode ser formal, _____________________________, descontraída, divertida. Ela reflete o estado de _____________________________ de quem a escreveu naquele momento.

Mesmo que não haja um modelo, a carta do leitor possui algumas características importantes, como abordagem em 1ª pessoa, ________________________________________________________________________________________, uma posição subjetiva, elaborar um texto de fácil compreensão, com os ____________________________________________.

São Paulo, 14 de agosto de 2017

Olá equipe do Esporte Interativo!

            Quero em primeiro lugar, agradecer a Revista Bom Esporte pelo espaço destinado aos leitores, pois aqui nossas opiniões são ouvidas e atendidas.
Venho aqui para parabenizar a equipe do Esporte Interativo pela cobertura da transferência do atacante Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain, porque foi o único canal que teve a par de tudo, enviando correspondentes para a França e Barcelona. Vi que o atacante Neymar se manteve em silêncio durante todo o período de especulações, mas a eficiente equipe do Esporte Interativo obteve informações privilegiadas para seus telespectadores.
            Apesar da matéria sobre a transferência de Neymar ter sido um sucesso e da competente cobertura de campeonatos internacionais, sugiro a participação mais frequente de toda a equipe do canal na cobertura do Campeonato Brasileiro da Série A, pois ultimamente vejo a necessidade de uma emissora mais informativa sobre o assunto, acredito que com isso vai duplicar sua audiência.
           
Obrigado pela melhor cobertura do futebol mundial!

Francisco Airton Lopes Borges, São Gonçalo do Amarante-CE.


_______________________________________________________________________________________


1ª) Segundo o texto,
a) o autor usou o canal do Esporte Interativo para agradecer-lhe pela transferência do Neymar.
b) o autor usou um espaço destinado aos leitores da Revista Bom Esporte para falar sobre a transferência do Neymar acompanhado pelo canal do Esporte Interativo.
c) o autor parabenizou a revista Bom Esporte pelo espaço destinado aos leitores.
d) o autor agradeceu aos leitores pela participação na revista Bom Esporte.

2ª) Qual a finalidade do texto em estudo?
_________________________________________________________________

3ª) O que motivou o autor Ayrton Lopes enaltecer o trabalho do canal do Esporte Interativo?
_________________________________________________________________

4ª) Há um fato em
a) “... porque foi o único canal que teve a par de tudo...”
b) “Vi que o atacante Neymar se manteve em silêncio durante todo o período de especulações...”
c) “... acredito que com isso vai duplicar sua audiência.”
d) “...vejo a necessidade de uma emissora mais informativa sobre  o assunto...”

5ª) O assunto principal do texto está em
a) “... agradecer a Revista Bom Esporte pelo espaço destinado aos leitores, pois aqui nossas opiniões são ouvidas e atendidas.”
b) “... sugiro a participação mais frequente de toda a equipe do canal na cobertura do Campeonato Brasileiro da Série A...”
c) “Venho aqui para parabenizar a equipe do Esporte Interativo pela cobertura da transferência do atacante Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain...”
d) “Vi que o atacante Neymar se manteve em silêncio durante todo o período de especulações...”

6ª) Na frase: “...mas a eficiente equipe do Esporte Interativo obteve informações privilegiadas...”, a palavra em destaque introduz
a) uma oposição.
b) uma conclusão.
c) uma explicação.
d) uma adição.

7ª) Na frase: “Vi que o atacante Neymar se manteve em silêncio durante todo o período de especulações...”, a palavra em destaque poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por
a) interações.
b) investigações.
c) reflexões.
d) estratégias.

8ª) Apesar do autor parabenizar o trabalho do canal na cobertura da transferência do Neymar, que apelo ele faz para a emissora como uma necessidade dos telespectadores?

_________________________________________________________________


Leia estes trechos de cartas do leitor:  

Show de Matemática
Apesar do triste índice de 38 milhões de brasileiros na condição de analfabetos funcionais no país, os nossos estudantes deram um show em matemática na Olimpíada Internacional, realizada na Tailândia, onde faturaram 112 medalhas. Detalhe importante: estes medalhistas são de 25 escolas públicas e de 11 privadas. Sinal positivo de que não faltam talentos do conhecimento no Brasil.

Paulo Panos

Insensatez no Supremo
O STF não poderia de modo algum votar aumento do próprio salário. Afinal, isso tem de ser pago pela sociedade. Corresponde, portanto, a um aumento de imposto. Logo o STF, onde é lugar de pessoas desprezíveis, teria de apontar de onde sairá o dinheiro para pagar o aumento. Com o teto de gastos, outros setores do funcionalismo público vão pagar o aumento e a sociedade também. Por isso, o povo deve mesmo ir às ruas e quebrar tudo! 

Paulo Belle

Valorização da família
A família continua sendo o grande desafiu do século 21. Pouco valorisada por muitos, a união familhiar é sacrificada em nome dos egoísmo e das conveniênça da vida individualista. Mas família ainda e lugar de aprendisado e de felicidade. Não foi o homem que planejou a instituição família. Deus é o grande arquiteto que criou a família. A convivência ñ pode ser substituída pelas conveniêncã. Viver és algo prural e convivê é arte que aprendemos em famía. Nestes tempos turbulento, a família é um ninho para aonde sempre podemos votar quando casados e feridos dos trabalhos e atritos da life."
Paulo Berto 

Textos alterado para fins pedagógicos
Responda as perguntas abaixo e para argumentar suas respostas utilizes as características do gênero carta do leitor.

1) Você concorda que esses três trechos se encaixam no gênero carta do leitor? Argumente sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
2) Todas as três cartas poderiam ser publicadas em algum veículo de comunicação? Argumente sua resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Os deuses de Delfos

      Segundo a mitologia, Zeus teria designado uma medida apropriada e um justo limite para cada ser: o governo do mundo coincide assim com uma harmonia precisa e mensurável, expressa nos quatro motes escritos nas paredes do templo de Delfos: “O mais justo é o mais belo”, “Observa o limite”, “Odeia a hybris (arrogância)”, “Nada em excesso”. Sobre estas regras se funda o senso comum grego da Beleza, em acordo com uma visão do mundo que interpreta a ordem e a harmonia como aquilo que impõe um limite ao “bocejante Caos”, de cuja goela saiu, segundo Hesíodo, o mundo. Esta visão é colocada sob a proteção de Apolo, que, de fato, é representado entre as Musas no frontão ocidental do templo de Delfos.

      Mas no mesmo templo (século IV a.C.), no frontão oriental figura Dioniso, deus do caos e da desenfreada infração de toda regra. Essa coabitação de duas divindades antitéticas não é casual, embora só tenha sido tematizada na idade moderna, com Nietzsche. Em geral, ela exprime a possibilidade, sempre presente e verificando-se periodicamente, da irrupção do caos na beleza da harmonia. Mais especificamente, expressam-se aqui algumas antíteses significativas que permanecem sem solução dentro da concepção grega da Beleza, que se mostra bem mais complexa e problemática do que as simplificações operadas pela tradição clássica.

      Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível. Se de fato a Beleza é perceptível, mas não completamente, pois nem tudo nela se exprime em formas sensíveis, abre-se uma perigosa oposição entre Aparência e Beleza: oposição que os artistas tentarão manter entreaberta, mas que um filósofo como Heráclito abrirá em toda a sua amplidão, afirmando que a Beleza harmônica do mundo se evidencia como casual desordem. Uma segunda antítese é aquela entre som e visão, as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega (provavelmente porque, ao contrário do cheiro e do sabor, são recondutíveis a medidas e ordens numéricas): embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma, é somente às formas visíveis que se aplica a definição de belo (Kalón) como “aquilo que agrada e atrai”. Desordem e música vão, assim, constituir uma espécie de lado obscuro da Beleza apolínea harmônica e visível e como tais colocam-se na esfera de ação de Dioniso.

      Esta diferença é compreensível se pensarmos que uma estátua devia representar uma “ideia” (presumindo, portanto, uma pacata contemplação), enquanto a música era entendida como algo que suscita paixões.

(ECO, Umberto. História da beleza. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2004, p. 55-56)

1. No texto seguinte selecione os artigos:
  “Tire um sono na rede
   Deixe a porta encostada
   Que o vento da madrugada
   Só me leva pra você.
   E antes de aconteceres
   Do sol a barra vir quebrar
   Estarei nos teus braços
   Pra nunca mais voar”      (Luis Gonzaga)

2. Nos textos seguintes, aponte os artigos que estão sendo usados para substantivar palavras que  primitivamente não eram substantivos.
a)“Quando a gente tá contente
 Tanto faz o quente, tanto faz o frio
 Que eu me esqueça do meu compromisso
 Com isso e aquilo que acontece  dez  minutos atrás.
 Dez minutos atrás de uma ideia  já deu pra
 Uma teia de aranha crescer
 Sua  vida  na cadeia do pensamento”                    ( Gilbertto Gil)

b)”O quereres e o estares sempre a fim
  Do que em mim é de mim tão desigual
  Faz-me  querer-te bem, querer-te mal
  Bem a ti,  mal ao quereres assim
  Infinitamente  pessoal
  E eu querendo querer-te sem ter fim
  E, querendo, aprender o total
  Do querer que há e do que não há em mim”  (Caetano Veloso)

3.Assinale a alternativa em que o uso do artigo está substantivando uma palavra.

a) A liberdade vai marcar a poesia social de Castro Alves.
b) Leitor perspicaz  é  aquele que consegue ler as entrelinhas.
c) A navalha ia e vinha no couro esticado.
d) Haroldo ficou encantado com o andar de bailado de Joana.
e) Bárbara dirigia os olhos para a lua encantada.


9. Identifique se o termo destacado é numeral ou artigo indefinido.
a. Você só tem uma vida. Cuide bem dela.                                                                           
b. Ele não fala uma palavra de chinês!
c. Aqueles invasores podem representar uma ameaça para os índios.
d. A decomposição desse material pode demorar um século.

10) Produza frases utilizando os determinantes do substantivo.

Quadro de palavras: pegar, correr, vender, ver, olhar, querer, estudar, escolher, menina, caderno, mesa, carro, homens, crianças, políticos, copos, supermercados, avenidas, livros, personagens.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transitividade Verbal

CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS

Regência Verbal